domingo, 28 de abril de 2013

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA - UM MÊS DEPOIS DO SACRIFÍCIO DE CRISTO - OS CRISTÃOS CONVERTIDOS DEVEM CONTINUAR PREGANDO A VERDADE QUE É A PALAVRA DE DEUS

O ciclo da vida é repetido todo ano por aqueles que seguem os ensinamentos de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo. O ano tem 52 semanas e é possível reproduzir, a cada semana, parte dos passos da vida de Cristo.

No quinto domingo da Páscoa, um mês depois do sacrifício de Cristo na cruz, os apóstolos devem continuar pregando a verdade que é a palavra de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na semana anterior, Paulo e Barnabé haviam sido expulsos das sinagogas judias de Antioquia. Saíram e foram falar aos pagãos, mas voltaram a Antioquia  informando que tinham pregado a palavra cristã em Pisídia, Panfília, Perge e Atália. Contaram ao povo de Antioquia tudo que Deus havia feito por intermédio deles e que havia aberto a porta da fé aos pagãos (Atos, 14, 21b-27).

Eram os primeiros passos da consolidação da Igreja de Cristo ao mundo. O evangelista e apóstolo João escreveu no livro de Apocalipse: Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia "Esta é a morada de Deus entre os homens" (Apocalipse 21, 1-5a). Era a Igreja Universal que pregaria a palavra de Deus para sempre.

A principal pregação da Igreja Universal (Católica) era a palavra de Cristo dita depois que Judas saiu do cenáculo: Filhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros (João 13, 31-33a 34-35).

E a palavra de Deus, por intermédio da Igreja Católica prosseguiu até os tempos de hoje. Tempos tribulados, difíceis, próximos de grandes eventos, mas que a fé deve continuar para termos mais vida, mais liberdade, mais riqueza e mais felicidade. A verdadeira história da vida e da verdadeira liberdade continua contida nas palavras de Cristo nosso Deus.

Nenhum comentário: