sábado, 20 de abril de 2013

OPORTUNISMO: O ALGOZ DA LIBERDADE

Oportunismo: o algoz da liberdade
Escrito por Bruno Salama* e Lucas Mendes* e postado por ORDEMLIVRE (site www.ordemlivre.org) em 18/04/2013.

A liberdade individual é o valor supremo no pensamento hayekiano, e o estado de liberdade é aquele em que cada um pode usar seu conhecimento com vistas a atingir seus propósitos; o grande algoz da liberdade é o oportunismo.

O termo oportunismo tem em Hayek um sentido específico. Ele representa não apenas aquilo que Oliver Williamson anos depois chamaria de “busca do autointeresse com malícia”.[1]

Para além da malícia, o oportunismo englobaria também formas de pensar eivadas de “erro intelectual”, notadamente o cientificismo e o pragmatismo. 

Estes seriam a quintessência da húbris e arrogância humanas, bem como do autoengano e da falsa crença do homem moderno na sua capacidade de ordenar a sociedade, que no entanto é formada fundamentalmente por processos espontâneos nos quais as intervenções humanas produzem com frequência consequências imprevisíveis e inesperadas. 

O oportunismo é o algoz da liberdade porque se manifesta na ação política instrumental que sacrifica a defesa da liberdade a fim de corrigir supostas distorções e a dar respostas a supostas necessidades de momento.


Oportunismo: o algoz da liberdde
Liberalismo e sociedade de princípios
Dois inimigos da ordem livre e um só expediente: o oportunismo
Se o mercado é imperfeito, o planejamento não é a solução
A sociedade e suas contingências
O papel do profissional do direito numa ordem livre
Sobre o erro dos economistas
O oportunismo retira do governo a confiabilidade de decidir sobre o mercado


[1] Williamson, Oliver. The Economic Institutions Of Capitalism. Nova Iorque: Free Press, 1985.
* Bruno Salama é mestre e doutor em Direito pela UC Berkeley e professor da Fundação Getúlio Vargas – SP. Lucas Mendes é economista e mestre em Filosofia pela Universidade de Santa Maria.
** Publicado originalmente no OrdemLivre.org em 07/12/2009.

Nenhum comentário: