sexta-feira, 20 de abril de 2012

O HOMEM É LIVRE, MAS NÃO É IGUAL. EXISTE IGUALDADE PERANTE A LEI, MAS NÃO EXISTE IGUALDADE MATERIAL OU ESPIRITUAL. OU SEJA: LIBERDADE E IGUALDADE MATERIAL SÃO INCOMPATÍVEIS

Igualdade formal x igualdade demencial (material) Por Bruno Garschagen no blogue Cavaleiro do Templo

A equipe do Portal Libertarianismo vem fazendo um trabalho admirável de seleção, publicação e difusão das ideias da liberdade. Traduzir e legendar os vídeos do LearnLiberty.org foi uma bela ideia, que já elogiei aqui no blog. Hoje decidi publicar o vídeo acima no qual o professor James Otteson, da Yeshiva University, faz uma síntese eficaz sobre liberdade e igualdade.

Uploaded by libertarianismoplus on Dec 6, 2011

Dois valores centrais na vida política americana são a liberdade e a igualdade. Mas esses valores são conflitantes? Como o professor James Otteson explica, isso depende em como você os define. Há mais de uma forma de se pensar sobre a liberdade, e mais de uma forma de se pensar sobre a igualdade. No caso da igualdade, existe a igualdade formal e a igualdade material ou substancial. A igualdade formal é a igualdade perante a lei, ou seja, significa que todo mundo será tratado como um indivíduo desconhecido, sem ser beneficiado ou punido por ser uma pessoa em específico. Já a igualdade material ou substancial, é a igualdade que se manifesta quando todas as pessoas tem a mesma quantidade dos bens ou que tem o mesmo nível de felicidade. E para entender quais as implicações dos dois tipos de igualdade, assista o vídeo.

Tradução de Russian.

Transcrição, revisão e legendas de Juliano Torres.

Portal Libertarianismo: "Evoluindo Ideias e Indivíduos."
www.libertarianismo.org

Tags: igualdade, liberdade, igualdade material, conflito de valores, igualdade formal

Nenhum comentário: