terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ESPERANÇA DO TRABALHADOR E DO EMPRESÁRIO É A MESMA. AMBOS SÃO CAPITALISTAS. POR ISSO, ESPERAM LEVAR VANTAGEM SEMPRE. NADA HÁ DE ERRADO NISSO E É BOM


O trabalhador espera ganhar dinheiro imediatamente e um dia ser empresário ou, pelo menos, ser dono do próprio negócio. O empresário espera lucrar sempre e um dia ser monopolista. Ambos têm expectativas de direito e de poder que são regidas pela Constituição do estado e pelo processo de produção social.

No longo prazo o lucro econômico é nulo. Esta é uma afirmação provada pela teoria econômica. Porém, é difícil de acreditar que o empresário trabalha muito em busca de um lucro que, no longo prazo, tende a zero. Mas, até mesmo Marx que combateu a extração do lucro escreveu sobre a “tendência a cair da taxa de lucro”.

Marx, apesar de ter escrito sobre essa tendência do lucro cair, teorizou um estado socialista com proibição de propriedade e de lucro. Se tivesse percebido que o lucro capitalista tende a zero e que a sociedade fica com o excedente produzido, então não teria formulado um estado totalitário apenas com o intuito de acabar com a exploração do homem pelo homem por meio da taxa de lucro que ele chamou de mais valia. (Karl Marx. O Capital ou Crítica da Economia Política).

Mesmo provado que o lucro tende a zero, o empresário sempre corre atrás do lucro. Na verdade, ele persegue o poder econômico, o poder político ou a própria esperança de vencer na vida. Porém, apesar dessa perseguição incessante ao lucro, quem fica com o benefício de todas essas iniciativas de produção é a sociedade.

A liberdade de produzir o que quiser, de aplicar capital no negócio que dá maiores taxas de retorno, de trabalhar menos, de ser servidor público, de correr ou não correr riscos, tudo isso é condição de existência na sociedade capitalista, a qual, diferente do socialismo, valoriza as iniciativas de produção privada.

A teoria desenvolvida para descrever o capitalismo é a da concorrência e a da competição. Portanto não se fala em cooperação ou ajuda ao próximo. Fala-se em ganhar, levar vantagem e vencer sempre. O dono do capital sempre busca ganhar. Essa é a esperança do homem capitalista, seja ele empresário ou trabalhador.

Nenhum comentário: