quinta-feira, 19 de agosto de 2010

POR QUE O ESTADO CRESCE?


Lew Rockwell*, Editor do website www.LewRockwell.com, escreveu o artigo:”Por que o estado cresce? (E o que podemos fazer quanto a isso)”. O artigo foi publicado no site no dia 10 de dezembro de 2009. Resumi ou ampliei alguns pontos das conclusões de Rockwell. Vejamos quais os motivos do crescimento do estado:

Inventamos o estado porque precisávamos dele para dirimir conflitos de nossa natureza sempre capitalista. O estado deveria decidir quem estava ao lado do direito. Isto é, apenas deveria prestar serviços jurisdicionais.

Porém, os dirigentes do governo foram gradativamente aumentado as funções do estado. Passou a interferir na nossa saúde, nossa educação, nossa segurança, nosso casamento. Enfim, o estado tomou conta da nossa vida e não foi para nosso bem.

Apesar de toda a retórica dos políticos de que vão tirar o governo de cima de nossos ombros e de nossas carteiras, o leviatã a cada dia vai se tornando incontrolavelmente mais opressivo e mais dispendioso. E essa é uma tendência mundial.

Independente de qual seja o partido no poder, em qualquer país, não há limites para aumento:
- da tributação;
- da gastança;
- do endividamento;
- da inflação monetária;
- da intrusão estatal em nossas vidas.

Nada disso é algo predestinado, inevitável, como qualquer político socialista quer nos fazer pensar; antes, é algo completamente reversível, desde que suas causas sejam compreendidas. Somente se entendermos as razões para o crescimento governamental é que teremos alguma chance de revertê-lo.

O estado cresce basicamente pelos seguintes motivos:
1- Atendimento a grupos de interesse;
2- Indivíduo permanece no mesmo cargo público comissionado por décadas;
3- Burocracia ineficiente;
4 – Crises econômicas ou do próprio estado gigante;
5 – Mídia subserviente;
6 – Intervencionismo estatal;
7 – Idéias equivocadas sobre o livre mercado.

Desenvolveremos esses assuntos nas próximas postagens.

* Lew Rockwell é o presidente do Ludwig von Mises Institute, em Auburn, Alabama. Editor do website LewRockwell.com e autor dos livros Speaking of Liberty e The Left, the Right, and the State. Tradução de Leandro Augusto Gomes Roque.

Tags: tributação, gastança, endividamento, midia subserviente, intervencionismo estatal, dirimir conflitos

Nenhum comentário: