segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BUROCRACIA INEFICIENTE AUMENTA O TAMANHO DO ESTADO



Paris/França Junho/2010 – Os prédios do centro administrativo de Paris são os maiores e mais luxuosos de toda a França. Construídos no Governo Socialista de François Mitterrand. Destacam-se pela grandiosidade e parece que mudaram o local do centro de Paris.

Prosseguindo na descrição de Lew Rockwell, ele diz que:
A burocracia é necessariamente ineficiente porque não opera dentro do sistema de lucros e prejuízos do mercado. Sem a pressão para economizar recursos, até mesmo os burocratas bem intencionados acabam gastando sobremaneira. E a maioria dos burocratas não é bem intencionada. Ou você acha que gastar sem se preocupar quanto é atitude de quem está bem intecionado com o seu dinheiro?

A única motivação dos burocratas é aumentar o próprio poder, a própria renda e os próprios benefícios, os quais eles ganham ao aumentarem o número de servidores sob seu comando no organograma estatal e ao gastarem cada centavo que lhes é alocado.

Se os burocratas de uma agência estatal gastarem menos do que lhes foi alocado, sua fatia no orçamento do ano seguinte pode ser cortada. Sendo assim, eles gastam seus recursos freneticamente até o fim do ano fiscal. E então essa agência - com a ajuda dos grupos de interesse afiliados a essa agência, em quem o dinheiro é gasto - vai correndo ao Congresso e ao presidente pedir mais dinheiro.

E ambos, eleitos com a ajuda financeira desses grupos de interesses, autorizam um aumento orçamentário para esse “importantíssimo” serviço público que, coitado, estava sofrendo de insuficiência de fundos.

Sempre estranhei essa idéia de "servidor público". Pode observar: "servidor público", curiosamente, é aquele sujeito que só anda de carro chique, trabalha em ambiente com ar condicionado e sequer tem qualquer contato com o "povo", embora seja o "povo" quem forçosamente lhe sustenta. Quando dizem que algo é "serviço público" pode saber que estão enfiando a mão no seu bolso para benefício próprio.

Serviço público genuíno só pode ser encontrado na iniciativa privada. O verdadeiro servidor público é aquele sujeito que mantém sua loja de conveniências aberta 24 horas para que você possa tomar uma Coca diet às 3 da manhã. É aquele sujeito que abre sua padaria às 5 da manhã para que você possa comer algo ainda quente antes de ir trabalhar. É a rede de fast food a quem você recorre quando seu estômago está vazio e as opções se esgotaram. Isso, meus caros, é que é serviço público.

Se o serviço público não te atende nas madrugadas; se o juiz diz que não tem tempo de julgar o seu processo porque tira quase três meses de férias por ano. Se você trabalha aos sábados e a burocracia nunca e, além disso, emenda feriados, então o estado não trabalha para você e sim para si próprio. Este é o caso da burocracia ineficiente e que cada vez aumenta mais levando seu dinheiro suado e aumentando a gordura do estado. E daí, é melhor que o estado aumente ou diminua?

Tags: aumentar o próprio poder, iniciativa privada, serviço público, agência estatal, orçamento público

Nenhum comentário: