domingo, 11 de julho de 2010

MANGUE SECO - LOCAL DA INSPIRAÇÃO DE JORGE AMADO. ZÉ DO BAIÃO É UM CAMPEÃO BRASILEIRO - RIO VAZA BARRIS








Hoje, de férias ainda em Sergipe, relato passeio de Aracaju a Mangue Seco, Distrito do Município de Jandaíra na Bahia. O local fica na divisa dos Estados de Sergipe e Bahia, muito mais próximo de Aracaju do que de Salvador.

A primeira surpresa foi o Rio Vaza Barris. Dizem que esse nome se deve a que os barcos catamarãs desciam o rio com quinhentos barris de caldo de cana e só chegavam com duzentos e cinquenta. Ninguém sabe o motivo, mas o nome do rio pegou. Esse rio também é famoso porque nas suas margens Antonio Conselheiro construiu Canudos, povoado religioso erigido na Bahia.

A segunda surpresa foi o Zé do Baião. É um sanfoneiro de 87 anos que toca baião e que vive atualmente com cinco mulheres. Já teve doze. Mora em casas lado a lado, mas separadas pelas mulheres. Conta-se que a Regina Casé o visitou e lhe perguntou: O que você tem para essas mulheres gostarem tanto de você? Ele respondeu qué vê! É um campeão brasileiro. Tem mais de cinquenta filhos e perdeu a conta do número de netos.

A chegada em Mangue Seco é via barco no rio que faz parte da divisa Bahia/Sergipe. O nome mangue seco deve-se ao avanço das dunas sobre o mangue. Quando a areia fica acima do nível do mar o mangue seca e morre. Existem muitas dunas e mangues na localidade que não têm carros, mas tem buggys apropriados para trafegar na areia.

Outra surpresa é o custo de uma ponte inaugurada há seis meses: Cinquenta milhões de reais por uma ponte fixa de 1.080m. Vinte milhões pagariam tal ponte.

O símbolo usado pelo Governo de Sergipe que construiu a ponte é a bandeira do Estado envolvida por um coração vermelho significando amor pelo Cidadão sempre capitalista. No entanto, o Cidadão sente-se amado quando se gasta pouco e lhe cobram menos impostos.

Tags: Mangue Seco, Rio Vaza Barris, Antonio Conselheiro, Canudos, Zé do Baião, casado com cinco mulheres, coração vermelho, Regina Casé, cinquenta filhos

Nenhum comentário: