sábado, 17 de julho de 2010

ALAGOAS - A TERRA DOS MARECHAIS, DO MARECHAL DE FERRO E DA FEIRA DOS TRILHOS DE TREM NA CAPITAL MACEIÓ.






Alagoas é chamada de terra dos marechais por conta dos Marechais Deodoro, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca. Todos Ex-Presidentes do Brasil.

Deodoro da Fonseca era um republicano não muito convicto, mas era democrata e morreu dormindo, mas Floriano Peixoto era o Marechal de Ferro. Muito duro contra opositores do modelo republicano.

Maceió, a Capital de Alagoas, tem várias feiras. Uma delas, a maior, é sobre os trilhos de trem. Os feirantes estendem as mercadorias sobre os trilhos. O trem buzina e em um minuto os trilhos ficam livres de qualquer objeto. Um minuto depois tudo volta para o mesmo lugar e o local não parece passagem de trem.

O nome Alagoas veio de "Há lagoas". O Estado tem muitas lagunas ou lagoas. Lagoa do Mundaú, da Manguaba, do Gunga e de muitas outras. Mas Alagoas não é só isso. Alagoas tem muitas praias. Uma delas é a Praia do Francês.

O nome Praia do Francês derivou de um antigo porto que os piratas franceses usavam para extrair a ipirapitanga que era o nome indígena de uma madeira tão vermelha quanto brasa (ipirapitanga) ou Pau Brasil.

A atração principal dessa praia são os recifes. Ao redor dos arrecifes são organizados passeios de barco que tem fundos de vidro apropriados para mostrar todo tipo de peixes, estrela do mar, ouriço do mar, corais e outros que são possíveis de pegar com a mão.

A exploração do turismo e da cana de açúcar são as principais fontes de renda do Estado. Diria que o centro da cidade de Maceió, pelo menos aos sábados, é uma imensa feira. Quase todas as ruas centrais são intransitáveis por conta das barracas de negócios. Vale a pena visitar Alagoas.

2 comentários:

Eu, você, nós na história disse...

Só um detalhe, bem insignificante... Hermes da Fonseca nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul... Só 3.500 km de distância...

Paulo disse...

Isso mesmo, Hermes era sobrinho de Deodoro... mas nasceu em São Gabriel, RS. Alias, essa cidade gaúcha é a verdadeira Terra dos Marechais, 7 nasceram lá.