segunda-feira, 26 de abril de 2010

HOMENAGEM AO TRABALHO


Dia primeiro de maio é o Dia Internacional do Trabalho. É dia de homenagear quem trabalha. Não digo homenagem ao trabalhador porque o termo exclui aquele que trabalha por conta própria.

Se o dia fosse só do trabalhador, então não seria daquele que é dono de meios de produção e os usa para produzir mercadorias em benefício da sociedade capitalista. No entanto, a maioria dos empresários inovadores trabalha até dezoito horas por dia procurando diminuir custos de produção.

O trabalho dignifica o homem capitalista. O ócio não dignifica ninguém. Mas existem indivíduos enganados trabalhando para dizer que o estado socialista fornece tudo sem muito trabalho. É uma mentira que prejudica o ser humano e o país, mas que só se propaga pelo trabalho mal intencionado.

Thomas Jefferson disse: "Creio bastante na sorte. E tenho constatado que, quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho". O Barão de Itararé disse: “Quem inventou o trabalho, não tinha o que fazer" e Moisés escreveu: No suor do rosto comerás o teu pão... (Gênesis, 3, §19)

Quem inventou o trabalho foi Deus que criou o Adão capitalista. As imperfeições do homem sempre capitalista exigiram que a comida, as honras, as coisas, as propriedades e as homenagens só fossem conseguidas com muito trabalho. Alguns trabalham para quem empreende. Outros são empreendedores, mas ambos trabalham muito para construir um mundo melhor.

Pelo pão de cada dia e pelas homenagens trabalhamos todos os dias. De vez em quando recebemos homenagens. Hoje, dia 26/04/2010, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, trezentas e trinta e duas pessoas foram homenageadas pelo trabalho que desempenharam pela vida e pela sociedade. Uma das pessoas é este que vos escreve.

Tags: dia do trabalho, homenagem ao trabalho, trabalho dignifica o homem

Nenhum comentário: